x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 685

Problema com Quotas de IRPJ na DCTFWeb 2025

Juliano Leitão

Juliano Leitão

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 5 dias Quinta-Feira | 17 julho 2025 | 14:26

Boa tarde, pessoal!Estou enfrentando um problema com a DCTFWeb referente ao 1º trimestre de 2025. Informei o valor total de IRPJ de R$ 50.000,00 e CSLL no MIT, marquei a opção de pagamento em quotas e realizei uma compensação via PER/DCOMP no valor de R$ 10.930,55 para o IRPJ. O saldo restante de R$ 39.069,45 foi pago em 3 quotas de R$ 13.023,15 cada. Os débitos da CSLL foram baixados normalmente, e não aparecem mais na Situação Fiscal. Porém, as 3 quotas do IRPJ, mesmo já pagas, continuam constando como débitos em aberto no e-cac.Alguém já passou por essa situação em que as quotas pagas do IRPJ, após compensação via PER/DCOMP, não são baixadas no sistema? Há algum procedimento específico no MIT, na DCTFWeb ou no PER/DCOMP para corrigir isso? Será que é necessário retificar a declaração? Já abri vários chamados com a Receita Federal, mas até agora ninguém conseguiu me ajudar a resolver esse problema.

Hugo Luciano Costa Guimaraes

Hugo Luciano Costa Guimaraes

Ouro DIVISÃO 1 , Agente Recursos Humanos
há 5 dias Quinta-Feira | 17 julho 2025 | 15:51

Tem um outro tópico relatando problemas com vinculações, pode ser o mesmo problema seu.

Houve uma alteração no sistema da dctfweb e, por enquanto, não está sendo permitido informar as vinculações das dcomps e pagamentos nos débitos de IRPJ e CSLL.

Isso aconteceu em função de erros que estavam ocorrendo. Então, por enquanto, não é possível informar a vinculação na dctfweb mesmo.

Juh Danthas

Juh Danthas

Iniciante DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Administrativo
há 4 dias Sexta-Feira | 18 julho 2025 | 09:39

Bom dia Hugo!

Você pode me informar onde viu esse tópico?

Estou tendo problemas para utilizar a opção "abater dComp".
Todos os meses uma empresa de fora faz os pedidos de restituição e compensação e nós entregamos o MIT e fazemos o abatimento utilizando a opção abater dCopm. Este mês não foi diferente, entreguei o MIT e a DCTFWeb, depois de alguns dias retifiquei a DCTFWeb e inclui manualmente o número da dComp (como todos os meses), mas quando o sistema retorna os débitos que podem ser compensados só está trazendo os débitos da folha e não os do MIT.

Será que rem mais alguém com esse problema?

jacqueline grassi

Jacqueline Grassi

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 4 dias Sexta-Feira | 18 julho 2025 | 11:01

Bom Dia, pessoal
Bom dia, Juh Dantas

Estou com o mesmo problema, enviei o MIT com o débito de CSLL 2ºtrim/2025, fiz a perdcomp pois temos saldo negativo de IRPJ  Ref. a 4ºtrim/2024, que compensamos após a entrega da ECF pelo setor contábil, quando fui para informar na DCTFWEB, na parte de: ¨ incluir a compensação¨, só estava aparacendo os débitos da folha e os débitos s/NFSe de serviços tomados(IRRF E CRF).
Então, como forma de teste, fiz a entrega da DCTFWEB e depois tentei retificar, e novamente fui na parte de ¨Incluir compensação¨ e nada de aparecer a CSLL para incluir a Perdcomp.

Não sabemos o que fazer. Se alguém conseguiu resolver, por favor, nos dê uma luz, ou se alguém conseguiu achar algo na legislação.

Juh Danthas

Juh Danthas

Iniciante DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Administrativo
há 1 dia Segunda-Feira | 21 julho 2025 | 10:50

Bom dia, Jacqueline Grassi!

Encontrei o seguinte tópico de um colega:

"Boa tarde a todos 

Consegui resolver.
1 -Vocês enviam a Mit e a DCTFWeb normal.
2 -Depois compensa no DcompWEB puxando os débitos da DCTFWeb ( depois de enviar conferir o recibo da DCTFWeb na Dcomp).
3 - Volta para DCTFWeb  e a clica na opção "abater com Dcomp", ai vai aparecer a compensação com os valores compensados, ai é só selecionar e confirmar.
Obs: Não é necessário retificar a DCTFWeb, o valor da divida vai continuar aparecendo mais no Situação Fiscal vai dar baixa nos débitos em até 5 dias úteis (no meu caso deu baixa no dia seguinte)."

Eu mesma não tentei fazer ainda, porque como no meu caso a Dcomp é feita por outro escritório não queremos retificar a Dcomp que foi enviada por eles, então vou aguardar mais uns dias para ver se aparece outra solução, mas talvez a resposta do colega possa te ajudar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade